Trechos de Contos

.
Violinos e britadeiras

Ele havia de viver com a mínima dignidade, não era possível! Para tal, além de outros serviços concomitantes, Antônio metera-se com esta espécie de ofício: pilotar motocicletas sem rodas, sem selim, compostas só de um guidão trepidante dos infernos.

Lenha das bravas defender o pão à britadeira.

Depois de cumprir o dia, mal chegou a casa - na realidade um microscópico apartamento enxertado na boca podre dos arredores da zona portuária - pôs para tocar o Allegro inicial da Primavera de seu homônimo veneziano. Há tempos vinha fazendo assim: tentava compensar o aço da lida com a maciez de um opus célebre. Se não vivaldiasse, beethoveneria, porque, não fossem as afamadas Estações, ser-lhe-ia útil a bucólica Sexta de Ludwig, (...)


Leia a obra completa em fabbiocortez.com

........................................


Mitos

Adonias calou-se de súbito e foi para o jardim. Conseguira, afinal, controlar-se e não partir para a degradação de palavras contra a companheira, sabia que era o melhor a fazer numa situação daquelas. Quantas vezes não jurara a si próprio não lhe jogar na cara na hora do nervoso o passado na favela, diminuindo-a ao mostrar-lhe os certificados de ensino superior nos Estados Unidos? Quantas vezes não prometera a si mesmo não lhe disparar impropérios em inglês, como se falasse a língua nativa, com fluência feroz? (...)


Leila a obra completa em fabbiocortez.com

............................................


Desígnios literários

Sábado de manhã, Rodolfo, pedreiro de firma e aspirante-a-escritor, está deitado no velho sofá, cervical a pressionar a almofada rígida, tevê ligada num daqueles programas que ninguém vê. O caderno ele escora na perna direita dobrada sobre a outra, e aguarda ansioso a tinta negra da esferográfica, que já está na secura natural da horizontalidade, manifestar alguma opinião. Nada. (...)


Leia a obra completa em fabbiocortez.com

..........................................


A seiva

A bela Mariá andava ensimesmada, metida agora pelos cantos. Os parentes e amigos chegados estranharam a mudança, porque ela nunca fora disso, ao contrário, era dela festejar as visitas, sorrir-lhes aberto, comunicar inesgotável. Mas de fato somente Raul, o marido, estava preocupado, conhecia-a mais profundo.

Pensava bobagens o pobre Raul. (...)


Leia a obra completa e outros contos em fabbiocortez.com